-
Arquitetos: Asif Khan Studio
- Área: 170 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Brendan Bell, Luke Hayes
Descrição enviada pela equipe de projeto. British Land e AustralianSuper, os parceiros por trás do plano diretor do Canada Water, revelaram um novo marco arquitetônico público projetado por Asif Khan. O calçadão de 170 metros de comprimento foi inspirado na história dos Surrey Docks e no seu papel no comércio da madeira durante os séculos XIX e XX. O arquiteto paisagista Townshend projetou uma série de novos degraus que chegam até a beira da água, com assentos ao lado de um lago educacional, transformando a área em um espaço público único para reunir as pessoas e aprender sobre o patrimônio e a ecologia da região. A impressionante estrutura de madeira avermelhada permite que as pessoas atravessem o cais, passando de madeira em madeira, seguindo os passos dos madeireiros que pulavam entre as tábuas flutuantes no século XIX e início do século XX.
O calçadão tem como objetivo melhorar a conectividade dentro do centro da cidade, ao mesmo tempo em que oferece aos visitantes uma nova maneira de experimentar a natureza sem perturbar o meio ambiente. Ele proporciona aos visitantes a capacidade de se conectar com a natureza e caminhar entre os diferentes habitats naturais. Enredando-se graciosamente pelo cais, a estrutura elevada flutua na superfície da água, oferecendo vistas únicas e levando as pessoas a experimentar a natureza de perto. Através da criação de uma série de ilhas e canais, Townshend, em colaboração com o London Wildlife Trust, criou uma nova linha costeira ao lado de um mosaico de diferentes habitats que maximizará a biodiversidade. Três novos habitats foram criados, juntamente com sete ilhas de zonas úmidas e mais de um quilômetro de bordas rasas. Canais de junco, novas plantas floridas e árvores foram adicionados para atrair libélulas, borboletas, martins-pescadores e rãs, ao mesmo tempo em que oferecem habitats ideais para patos, cisnes e outras aves.
Asif Khan disse: "O fato de atravessar a água pode nos oferecer sensações poderosas. Este calçadão nos mergulha em alguns momentos de cor, de natureza e de beleza. Quero evocar a passagem do tempo também. Espero que isso dê a alguém a chance de respirar e olhar as coisas de uma nova maneira. No mundo de hoje, eu acho que isso é mais importante do que nunca."
A co-diretora da British Land no projeto do Canada Water, Emma Cariaga, acrescenta: "Asif Khan é um talento arquitetônico e ele criou um novo centro impressionante em Canada Dock que será utilizado todos os dias pela comunidade local. O projeto é uma homenagem fantástica à rica história do local e o calçadão conectará as pessoas tanto à natureza quanto à região circundante. Canada Water está avançando rapidamente com a primeira fase de casas, espaços de trabalho e comércio sendo concluídos nos próximos meses. Canada Dock nos oferece uma oportunidade única de criar um lugar interessante para as pessoas se encontrarem e socializarem, especialmente na borda sul, onde cafés e restaurantes se espalharão pelo cais no futuro."
Nos próximos dez anos, o plano diretor de 21 hectares do Canada Water entregará um novo distrito para o centro de Londres com cerca de 90 mil metros quadrados de novos comércios, lazer e equipamentos educacionais; até 180 mil metros quadrados de espaços de trabalho para 20.000 pessoas; entre 2.000 e 4.000 novas casas; tudo ao lado de um espaço público de 1,4 hectares.